4 de ago. de 2009

INDIVIDUALISMO X EGOÍSMO

Cansei de ser vista como egoísta (Somente pela minha família, ok? As outras pessoas me acham uma "fofa"!!), quando, na verdade, sou individualista...

Sou generosa, protetora dos meus afetos, sentimental e disponível para os outros... mas penso em mim antes de ter todas estas louváveis atitudes!!! Logo, sou, SIM , individualista!

Sou individualista quando preocupo-me com o meu bem-estar, quando verifico se meu leite desnatado (do qual sou a única consumidora na minha casa!) já está no final, quando tento convencer meus amigos a jantarmos no meu boteco preferido (porque realmente é o melhor!) e quando induzo meu marido a ver aquele filmaço romântico, justificando que a amiga da prima da minha manicure garantiu que é cheio de cenas de ação e morte...

...mas sou do bem!!! E sou capaz de dar tudo o que tenho para ver meus queridos felizes e satisfeitos!! (e quem me conhece sabe que é a mais pura verdade!!)

Então, qual é o grande problema de sermos individualistas? Será que é errado cuidarmos de nossa integridade para, então, cuidarmos do outro? Será que não devo colocar primeiro a minha máscara de oxigênio, para então, saudável e consciente, auxiliar a senhora ao meu lado?

Adoro todas as histórias bíblicas, mas penso que não sabemos interpretá-las. Por quê, meu Deus (literalmente!), devo oferecer a outra face ao ser esbofeteada? Por quê devo privar-me de minhas conquistas materiais e postergar o usufruto para a outra vida (se é que existe!)? Por quê devo perdoar incondicionalmente? E, honestamente, qual a vantagem deste tipo de comportamento?

Quero ser feliz e contribuir para a felicidade alheia... e, para tal, preciso sobreviver emocionalmente e fisicamente ao caos mundano. Preciso zelar por mim e me querer bem... e não compreendo como este tipo de atitude pode ser interpretado como algo nocivo...

Sou uma pessoa legal, tento (entre as curvas gráficas da minha TPM) fazer o bem e tenho um coração enorme... tão enorme que eu própria possuo um espaço vip dentro dele! (texto de Carla)

4 comentários:

  1. Semear para colher.
    Se ama incondicionalmente, se dá a cara a tapa de novo, se perdoa, entre outras "barbaridades": 1) Pq, humanos q somos, podemos precisar desse amor incondicional, por ele oferecer outras coisas das quais ainda não conseguimos nos desapegar; 2) pq tb batemos muito (e às vezes provocamos alguém q sabidamente está na Temporada Para Matar - frizo: quando sabemos com q tigre estamos lidando); 3) pq tb precisamos do perdão p/ essas nossas humanas falhas (e o q ofende alguém, pode não ofender a mim, e se eu estiver a flor da pele talvez possa me ofender desmedidamente, e se for o contrário, e se...). Enfim, aquela teoria do "custo de viver em sociedade de massa" ou a eterna dúvida sobre o ovo ou a galinha, o privado ou o coletivo, verdadeiro ou falso, ...

    ResponderExcluir